Alfabeto Russo


Alfabeto cirílico

А Б В Г Ґ Д Ђ Ѓ Е Ё
Є Ж Ѕ З И І Ї Й Ј К
Л Љ М Н Њ О П Р С Т
Ћ Ќ У Ў Ф Х Ц Ч Џ Ш
Щ Ъ Ы Ь Э Ю Я

Letras não-eslavas

Ӑ Ӓ Ӕ Ҕ Ғ Ә Ӏ Ӂ Җ Ӝ
Ҙ Ӟ Ӡ Ҡ Қ Ӄ Ҟ Ҝ Ң Ӈ
Ҥ Ө Ӧ Ҧ Ҫ Ҷ Ӵ Ҹ Ҽ Ҿ
Ҩ Ҳ Ҭ Ҵ Ӱ Ӳ Ӯ Ү Ұ Һ
Ӹ

Letras arcaicas

Ҁ Ѹ Ѡ Ѿ Ѻ Ѣ ІА Ѥ Ѧ Ѫ
Ѩ Ѭ Ѯ Ѱ Ѳ Ѵ Ѷ


Escrita
A escrita russa difunde-se pela sua autoformação e diferenciação da primitiva escrita de forma quadrática cirílica. Ainda predominam no idioma russo algumas palavras derivadas do primitivo idioma cirílico, que por sua vez dificultam a aprendizagem e se difundem dos demais ramos de suas raízes, que por sua vez se conhecem como uzbeque, alto russo, baixo russo e bielorrusso, assim como as línguas que derivam dessas raízes. A escrita denomina-se da forma (>), da forma de escrita da esquerda para a direita, a escrita russa classifica-se dentro do quadro de língua multifuncional, executando ainda a função de escrita tradutora, servindo como ponto de tradução para outros idiomas como o árabe e o mongol. Ao contrário do que se pensa, o idioma russo é também encontrado em vários outros países, embora a central do idioma e da escrita russa seja Moscovo (Rússia).


Alfabeto
O russo é escrito com uma versão moderna do alfabeto cirílico, contendo 33 letras.

A tabela seguinte apresenta a forma maiúscula de cada uma das letras, com a transcrição do som típico de cada letra no AFI:
Ortografia
A ortografia russa é razoavelmente fonética na prática. É equilibrada quanto à fonética, morfologia, etimologia e gramática e, como a ortografia da maioria das línguas vivas, tem suas inconsistências e pontos controversos.
A ortografia atual é derivada da grande reforma de 1918, seguida da codificação final em 1956. Houve uma proposta de atualização da ortografia no fim dos anos 90, mas a recepção foi hostil e a proposta não foi adotada.
A pontuação, originalmente baseada no grego bizantino, foi reformulada nos séculos XVII e XVIII com base nos modelos francês e também o alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário