língua portuguesa

A língua portuguesa, com mais de 260 milhões de falantes, é, como língua nativa, a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental, tem origem oficial de Portugal daí o nome "português", sendo idioma oficial também de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo também falada nos antigos territórios da Índia Portuguesa (Goa, Damão, Ilha de Angediva, Simbor, Gogolá, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli), além de ter também estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul e na União Africana.

A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros.

Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estágio conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu). No momento actual, o português é a única língua do mundo ocidental falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais (note-se que línguas como o inglês têm diferenças de ortografia pontuais mas não ortografias oficiais divergentes), situação a que o Acordo Ortográfico de 1990 pretende pôr cobro.

Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa tem, atualmente, cerca de 356 mil unidades lexicais. Essas unidades estão dicionarizadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.



Países e territórios que falam português:
Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné-Bissau
Macau, China
Moçambique
Portugal
São Tomé e Príncipe
Timor-Leste



Países com um número significativo de falantes:


Andorra
Austrália
Bermudas
Canadá
Espanha
Estados Unidos
França
Japão
Jersey
Luxemburgo
Suíça


Total de falantes:

Entre 200 e 240 milhões de pessoas


Posição: 6.ª como língua nativa ou segunda língua; 5.ª como língua nativa


Família:

Indo-europeia
Itálica
Românica
Românica ocidental
Galo-ibérica
Ibero-românica
Ibero-ocidental
Galego-portuguesa
Português


Escrita:

Alfabeto latino


Nenhum comentário:

Postar um comentário